.

Sobre Sri K Pattabhi Jois

(Essa página está sendo formatada. A tradução foi feita pelo Google para agilizar, mas certamente precisa ser revisada e reformulada. Em breve!)


INFÂNCIA

Yogacharaya Shri K. Pattabhi Jois ( Guruji ) nasceu na lua cheia de julho 1915 , em Kowshika , uma pequena aldeia localizada a 150 km de Mysore , no sul do estado de Karnataka. Seu pai era um astrólogo e sacerdote na aldeia de cerca de setenta famílias. Guruji era o meio de nove filhos e, a partir da idade de cinco anos, como a maioria dos meninos brâmanes , começou a estudar os Vedas e os rituais hindus. Aos 12 anos, ele participou de uma demonstração de yoga em sua escola que o inspirou a aprender mais sobre a prática antiga. Ele estava tão animado com esta nova descoberta , levantou-se cedo na manhã seguinte para encontrar o iogue impressionante que tinha visto, Sri T. Krishnamacharya , um dos iogues mais ilustres do século 20 .

Depois de questionar Guruji , Krishnamcharya concordou em levá-lo como aluno , e para os próximos dois anos, sem o conhecimento de sua família, Guruji praticado sob a tutela rigorosa e exigente do grande iogue todos os dias antes da escola , andando cinco quilômetros no início da manhã para chegar a casa de Krishnamacharya . Ele era ambicioso em seus estudos e conduzido para expandir seus conhecimentos de yoga. Quando ele ia ler o Ramayana e outros livros sagrados na varanda de sua casa, seus familiares diziam: " Oh , olhe para o grande comentarista . Por que você está perdendo seu tempo com livros? Ir tendem a das vacas ! "

MYSORE

Quando Guruji virou quatorze anos, ele foi dado o início rosca brâmane - cerimônia em que um rapaz brâmane se torna um homem e é iniciado na vida espiritual. Logo após a cerimônia significativa , e com duas rúpias no bolso, Guruji secretamente fugiu de casa para buscar estudo de sânscrito na Universidade de Mysore sânscrito . Depois de descer do trem, ele foi direto para o departamento de admissões , mostrou sua linha , como prova de ser brâmane [ este ganharia o livre admissão] , e foi aceito na escola . Ele obedientemente freqüentou aulas e seus estudos , e continuou sua prática de yoga , mesmo dando demonstrações de que ele garantidos privilégios de alimentos para a bagunça universidade. Com pouco dinheiro , a vida no início foi difícil para Guruji , que também pediu comida em casas de brâmanes . Era três anos antes , ele escreveu a seu pai para lhe dizer onde ele estava eo que ele estava fazendo.

Em 1932, ele participou de uma demonstração de yoga na universidade e teve o prazer de descobrir que o yogi no palco era o seu guru , Sri Krishnamacharya . Tendo perdido tocado após Guruji esquerda Kowshika , eles recomeçaram o relacionamento deles em Mysore , que durou 25 anos .

O MAHARAJA

Durante este tempo, Maharaja de Mysore, Sri Krishna Rajendra Wodeyar , caiu subitamente doente . Informado de um yogi notável, que pode ajudá-lo em todos os outros falharam , ele enviou para Krishnamacharya , que lhe curada através de yoga. Em agradecimento, o Maharaja estabeleceu um Shala Yoga para ele no palácio , e mandou-o , juntamente com os alunos , como modelo Guruji , em todo o país para realizar manifestações , textos de estudo e pesquisa de outras escolas e estilos de Yoga . Cerca de cem estudantes foram educados no palácio Yoga Shala .

O marajá gostava especialmente de Guruji e iria chamá-lo para o palácio às quatro da manhã para realizar demonstrações de ioga. Em 1937, ele ordenou Guruji para ensinar yoga na Universidade sânscrito , apesar de seus desejos de continuar a ser um estudante . Guruji estabeleceu seu primeiro departamento de yoga , que dirigiu até sua aposentadoria em 1973. O departamento foi definitivamente encerrada depois disso.

O marajá morreu em 1940 , pondo fim ao longo patrocínio de Krishnamacharya . No momento em que o professor estimado partiu para Madras , em 1954 , ele tinha apenas três restantes , os alunos muito dedicados : Guruji , seu amigo C. Mahadev Bhatt , e Keshavamurthy . Guruji era o único que considerou a ensinar o trabalho de sua vida, e continuou o legado de Krishnamacharya em Mysore .

FAMÍLIA

Enquanto Guruji estava estudando com Krishnamacharya , uma jovem e força de vontade começou a freqüentar suas demonstrações de ioga na Universidade sânscrito , acompanhada por seu pai , um estudioso em sânscrito . Um dia, depois de uma das manifestações, Savitramma , que tinha apenas catorze anos na época , anunciou a seu pai : "Eu quero que o homem em casamento. " Agradavelmente , o pai aproximou-se do 18-year -old Guruji e convidou-o para seu casa na aldeia de Nanjangud , 20 km de distância. Guruji respeitosamente aceito . Depois de aprender mais sobre o jovem yogi e sua brâmane e antecedentes familiares , o pai de Savitramma concordou com a união , como fez o pai de Guruji apesar relatório horóscopo do casal de inaptidão. " Adequado ou não, eu quero casar com ele ", declarou Savitramma , que mais tarde veio a ser carinhosamente conhecida como Amma [ mãe ] . Eles se casaram naquele ano, em um jogo de amor no quarto dia após a lua cheia junho de 1933, aniversário da Amma .

Após o casamento, Amma retornou para sua família e Guruji para seu quarto na universidade . Eles não viram um ao outro por três a quatro anos, até 1940, quando se juntou Amma seu marido em Mysore para começar a sua vida juntos . Eles tiveram três filhos - Manju , Saraswati e Ramesh - cada um que se tornou -se grandes mestres de ioga. Amma foi o primeiro estudante de yoga do Guruji , e também recebeu um certificado de ensino de Krishnamacharya . Amma era como uma mãe para os alunos de Guruji , tanto ocidental e indiana , sua presença valorizada tanto quanto o seu . Ela era gentil e amoroso, sempre pronto com um convite para um café ou uma palavra de encorajamento . Porque ela também era bem versado em sânscrito, ela era muitas vezes perto para corrigir os erros de Guruji ou lembrá-lo de um versículo em sânscrito esquecido - muito para a diversão de todos os presentes . Ela faleceu subitamente em 1997. Sua perda foi devastador para toda a família , bem como para a família de estudantes de yoga .

ENSINO

A vida durante os primeiros anos não foi fácil. Apesar de Guruji tinha um cargo de professor de ioga na Universidade sânscrito , o seu salário de dez rúpias por mês apenas adequado para manter uma família de cinco pessoas . [ As circunstâncias atenuaram-se ligeiramente em meados dos anos cinquenta , quando ele tornou-se professor . ] Em 1948, Guruji estabeleceu o Ashtanga Yoga Research Institute em sua pequena casa de dois quartos em Lakshmipuram com vistas a experimentar com os aspectos curativos da yoga. Muitas autoridades locais, de chefes de polícia para policiais e médicos, praticado com ele. Médicos locais ainda enviou seus pacientes para Guruji para ajudar no tratamento de diabetes, problemas cardíacos e de pressão arterial e uma variedade de outras doenças.

Em 1964, Guruji adicionado uma extensão para a parte de trás de sua casa, que consiste em um salão de yoga que realizou doze alunos e uma sala de descanso no andar de cima . Naquele mesmo ano, um belga chamado Andre van Lysbeth chegou ao AYRI sobre a recomendação do Swami Purnananda , um ex-aluno de Guruji do . Durante dois meses , Guruji ensinou este estrangeiro os asanas primários e intermediários . Logo depois, Van Lysbeth escreveu um livro chamado Pranayama em que a foto do Guruji apareceu, e introduziu o mestre Ashtanga para os europeus . Eles finalmente se tornou o primeiro ocidentais para procurá-lo e estudar em Mysore . Os americanos seguiram logo depois, em 1971.

Guruji já tinha viajado muito na Índia, com Krishnamacharya e com Amma , atendendo yogis , debatendo com os estudiosos e dando demonstrações de ioga. Ele se reuniu com Swami Sivananda , eo Shankaracharya de Kanchipuram , e fez amizade com Swami Kulyananda e Swami Gitananda , ambos conhecidos por sua pesquisa científica no yoga. Ashtanga de Guruji tinha estendido por toda a Índia , mas não chegaram a comunidade no exterior até 1973 ( o mesmo ano em que se aposentou da Universidade sânscrito) , quando ele foi convidado para São Paulo , Brasil. No ano seguinte, ele foi para Encinitas , Califórnia, a primeira de muitas viagens de ensino no exterior , incluindo a França , Suíça , Finlândia, Noruega , Inglaterra e Austrália.

Ao longo dos próximos 20 anos , a palavra da Pattabhi Jois e ashtanga yoga lentamente se espalhou por todo o mundo , eo número de estudantes que vêm para Mysore aumentado constantemente. Em 1998, Guruji mudou a sua residência para Gokulam , um subúrbio de Mysore, mas continuou ensino do instituto Lakshmipuram . Até então, ele estava recebendo mais estudantes internacionais do que o quarto pequeno poderia lidar , então ele começou a construção de uma sala muito maior , mesmo em frente a sua casa em Gokulam . O novo Shala abriu oficialmente em 2002, com vários dias de pujas e cerimônias. Quatro anos mais tarde , o seu sonho de abrir uma escola nos Estados Unidos, foi realizado com o lançamento de um instituto em Islamorada , na Flórida. Guruji conduziu as cerimônias de abertura lá em 2006 , que serviu como sua última viagem ao exterior.

A P

Em 2007, Guruji ficou gravemente doente , saltando para trás apenas o suficiente para ensinar um pouco mais de yoga. Até o final do ano seguinte , depois de sete décadas de ensino contínuo , ele gradualmente se aposentou a partir de suas aulas diárias , deixando o instituto nas mãos capazes de sua filha e neto Sharath Saraswati .

Guruji faleceu em casa, em Mysore em 18 de maio de 2009, 93 anos de idade . Sua morte foi uma perda trágica para a comunidade mundial de yoga. Toda a sua vida foi um esforço para impregnar seus alunos com comprometimento, consistência e integridade - e realizar em sua própria vida a conduta de um chefe de família yogi. É em virtude de sua fé inabalável e entusiasmo que a prática que ele aprendeu de Krishnamacharya permaneceu viva. E assim, por sua dedicação ao ensino diária de yoga , os seus trabalhos lendários permanecerão vivos também.

Traduzido por Google Tradutor :)